Por Dayseanne Teles Lima e
Marília Vieira da Cruz
Marília Vieira da Cruz
O turismo cultural advem das palavras turismo e cultura. Não obstante, o Ministério do Turismo (2006) considera que o turismo cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Assim, pode-se inferir que a definição de turismo cultural depende da motivação do turista em vivenciar o patrimônio histórico e cultural através de experiências e buscar conservá-los faz parte dessa atividade. Para o turista cultural é necessário conhecer o que está sendo visitado e buscar experiências relacionadas aos objetos de visitação. Ao utilizar os bens culturais deve-se ter a conscientização da sua valorização e manutenção para que permaneçam como objetos de memória e identidade de um lugar, difundindo o conhecimento sobre eles para que essa relação seja harmônica.
REFERÊNCIAS
“Turismo cultural é todo turismo no qual o principal atrativo não é a natureza, mas um aspecto da cultura humana, que pode ser história, o cotidiano, o artesanato ou qualquer dos aspectos abrangidos pelo conceito de cultura.” (BARRETO, 2007)
“Turismo cultural inclui o conhecimento dos ambientes culturais compreendendo a paisagem do lugar.” (OMT apud BARRETO, 2007)
O princípio do turismo cultural é ressaltar a cultura como atrativo. A cultura de uma sociedade é formada por influências históricas a qual passou e comportamentos adquiridos ao longo de sua formação. Constitui-se em bens materiais e imateriais, são: seus modos de viver, costumes, manifestações, danças, folguedos, estórias, crenças, monumentos, construções, as artes, a literatura, a gastronomia, entre outros.
Fonte: Google Images |
É tudo aquilo que a comunidade sente como pertencente, formador de sua identidade cultural. Esta peculiaridade é a grande propulsora do turismo cultural. Assim, o turista cultural é aquele que busca o lazer e a quebra de suas rotinas procurando vivenciar novas experiências culturais, interagindo com a população receptora e adquirindo conhecimentos sobre os diferentes estilos de vida, o patrimônio e história do lugar.
O turismo cultural busca novos conhecimentos, interagir com a comunidade, descobrir seus costumes e tradições. Essa atividade revela as expressões de um povo, seus saberes e fazeres que apesar de sofrerem influência do tempo permaneceram na história. Além disso, o turismo cultural influencia na conservação do patrimônio, pois as autoridades passam a querer mantê-los para a atividade turística, um grande benefício para as localidades.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Margarita. Cultura e Turismo: Discursões Contemporânea. 1 ed. Papirus, 2007.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo cultural: orientações básicas. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
Belo texto. Parabéns, Marília!
ResponderExcluir