quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os Mercados Centrais de Aracaju

Gisélia de Souza
Margareth Dutra
O Mercado Central de Aracaju está inserido em um complexo composto por três mercados: O Mercado Antônio Franco, Mercado Thales Ferraz e o Mercado Albano Franco possuindo estes uma variedade de produtos e artigo à venda, atendendo ao público local e turista.
O Mercado Albano Franco foi inaugurado no ano de 1999 com o objetivo de ser centro de abastecimento para a população, pois é dedicado ao ramo hortifrutigranjeiro, é neste mercado que o cotidiano Sergipano se revela através das cores de variadas frutas.
                                           Foto 1: Mercado Governadora Albano Franco. Fonte: Rafaelle Pinheiro, 2010

O Mercado Antônio Franco foi construído no ano de 1926 e recebeu este nome em homenagem a pessoa que investiu na construção do mesmo. Este mercado serve como um centro comercial popular para fins turísticos, ele tem uma edificação em estilo eclético, e nas quatro torres de seus cantos funcionam restaurantes, também é possível encontrar neste mercado ervas medicinais, objetos de armarinho e de pesca e até o tradicional artesanato Sergipano.
Foto 2: Mercado Antonio Franco. Fonte: Rafaelle Pinheiro, 2010.
Além da qualidade arquitetônica do Mercado Thales Ferraz, convém ressaltar a importância socioeconômica do mesmo, ele representa um centro cultural onde estão expostas peças de diferentes artistas regionais e também a culinária nordestina que atrai turistas de diferentes partes do país, como também gera emprego e renda para a comunidade.
Foto 3: Mercado Tales Ferraz. Fonte: Rafaelle Pinheiro, 2010.
Os Mercados impulsionam o turismo da cidade, pois se encontram restaurantes panorâmicos, áreas específicas para a comercialização de produtos artesanais, produtos agrícola, pescado e carnes atendendo a comunidade local servindo também de ponto de atração turística da cidade.
Os Mercados Centrais de Aracaju possuem uma grande importância para o crescimento econômico, para o desenvolvimento turístico, como também para a vida social local, pois representam um importante pólo cultural da cidade onde reúnem num só lugar história, tradição, artesanato e culinária típica.
Os mercados hoje representam não só um espaço para o comércio, mas possui também grande importância cultural, com a criação da Rua da Cultura onde ocorrem shows com bandas locais e uma das maiores festas do estado o Forró Caju.
                                                                                                                                     
Bibliografia
EZERBERUS. Mercado Antônio Franco e Thales Ferraz. Disponível em: http//ezerberus.multiply.com/photos/álbum/365/365#. Acessado em. 28/06/2009.
ARACAJU, Acervo do arquivo público da cidade. Monumentos Históricos-Mercado Ferraz. Setor de Pesquisa, caixa 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário