sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comportamento do Consumidor no Turismo - palavras de uma especialista

Por Giselia Cardoso

Para reforçar a pesquisa, fomos consultar uma especialista no assunto. Assim, segue abaixo a transcrição de uma breve entrevista com Fabiana Britto de Azevedo Maia, professora do Núcleo de Turismo da UFS e doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, cujo tema da sua tese versa sobre o comportamento do consumidor.

Entrevista sobre o comportamento do consumidor
Profª Fabiana Britto de Azevedo Maia
Doutora em Administração

O que é o comportamento do consumidor?
            O comportamento do consumidor é uma área de estudo do marketing que se preocupa em investigar de que maneira os consumidores agem no processo de compra de um produto ou serviço.
O que é o comportamento do consumidor em turismo?
            O comportamento do consumidor em turismo se volta para a compreensão das motivações, atitudes e comportamentos do turista durante as viagens.
Qual o objetivo em estudar o comportamento do consumidor em turismo?
            Ao compreender as motivações que levam os turistas a se deslocar para determinado local, os prestadores de serviços podem adequar a oferta às demandas dos consumidores. Da mesma forma, ao estudar as atitudes e comportamentos dos turistas em viagens, os planejadores e organizadores da atividade turística nas localidades podem adequar a infra-estrutura turística ao perfil dos visitantes.  
Como observa o comportamento do consumidor do turismo cultural em Sergipe?
            O consumidor que se interessa pela cultura dos locais visitados, normalmente, busca uma aproximação maior com as pessoas daquelas comunidades, o que pode levar a valorização da cultura local. Sergipe é um estado que possui uma diversidade de aspectos culturais relacionados aos monumentos históricos, manifestações, eventos e gastronomia. No entanto, não há estudos que comprovem que o consumidor que visita atualmente este estado se interesse por esse segmento do turismo cultural. Torna-se, portanto, um segmento que deve ser planejado e organizado de forma a atrair uma demanda maior de consumidores para Sergipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário